Como Fazer uma Cachoeira no Aquário

 

Este aquário está classificado entre os melhores do International Aquatic Plant Layout Contest edição 2007, com um efeito pra lá de diferente: Uma cachoeira.
É isso mesmo, uma cachoeira dentro do seu aquario, veja a imagem ao lado, interessado? Siga o roteiro. Ao mais afoitos tenham em mente que este é um recurso de paisagismo que exige disposição, como não há muito controle sobre o funcionamento do projeto é preciso ter cuidado com o volume de areia, o funcionamento da bomba, a limpeza da areia, etc, etc, etc... Obviamente também não é algo que seja funcional para ficar rodando 24h no seu aquário. É um recurso curioso e que chama muito a atenção, pode ser um recurso interessante para uma feira ou exposição, certamente não vai faltar gente pra ficar babando na frente da sua cachoeira.
Você vai precisar de cano, mangueira fina, adesivo, alguma ferramenta de corte, folhas de material plástico, areia fina de silica ou quartzo, um pouco de imaginação e disposição.
Selecione um tudo qualquer na altura desejada para o seu aquário, como você precisa esconder o aparato todo, é bom pensar em algo desde já, será necessário fazer duas aberturas na lateral do cano, uma na parte inferior e outra na parte superior.
A abertura auperior irá conduzir a areia para queda, a inferior irá captar a areia que cai,faça as devidas adaptações para os orifícios

A areia que cai precisa ser captada, o tamanho do prato de captação vai variar do tamanho de todo o projeto e volume de areia usado, bem como da potência da bomba, você vai precisar testar alguns tamanhos para decidir o mais adequado para o seu projeto


Você precisa direcionar o fluxo de ar na base do cano, providencie a adaptação da mangueira, um cap perfurado deve resolver o seu problema facilmente

Observe na aparência do projeto o orifício de saída da areia e o prato de captação na base:

Observe na aparência do projeto o orifício de saída da areia e o prato de captação na base:


Ligue sua bomba e acrescente a areia para verificar o funcionamento do aparato, faça os ajustes e regulagens necessárias.


Exemplos do projeto funcionando:

É inspirado em um cenário montanhoso e tem um belíssimo trabalho com hardscape (rochas), que não é novidade alguma ser um dos trabalhos mais difíceis de se conseguir um bom resultado. Impressiona também por ser um aquário de pequeno porte, o que inspira cuidados ainda maiores na sua manutenção.


Agora, o resultado final:

PRINCÍPIOS
Plante grupos e em números ímpares.
Plantas com folhas finas ficam melhores do meio para o fundo do tanque, enquanto as de folhas grandes ficam melhores nos cantos.
Não use plantas vermelhas no centro, elas parecem muito escuras e pesadas.
Plantas de folhas escuras (vermelhas ou verdes) ficam melhores nos cantos e atrás, com plantas de cores mais claras no centro.
Arranje as plantas e as rochas e troncos para ter um equilíbrio entre áreas bem iluminadas e escuras.
Areia de cor clara tem um excelente contraste com a cor das plantas.
Quando usar rochas misture tamanhos variados, grandes e pequenas, como ocorre na Natureza.
As bordas das rochas devem ser arredondadas, sem arestas afiadas.
Esconda suas intenções ao usar rochas, permita que elas sejam ocultas pela vegetação, parcialmente ou mesmo completamente.
Layouts usando a frente limpa, só com areia, são uma boa alternativa aos layouts Nature Aquarium padrão, com um carpete cobrindo toda a frente do tanque.
Uma boa alternativa de layout é criar ladeiras em ambos os lados do tanque descendo em direção ao centro.
TÉCNICAS
Use linha de algodão para fixar o musgo em pedras ou troncos.
Musgos amarrados em pedras são uma ótima alternativa para cobrir áreas de substrato limpo.
Use troncos ou grandes pedras com musgo, permitindo que a vegetação cresça em volta para criar áreas escuras em contraste com as claras.
Prenda Anubias em rochas com musgos usando ligas de borracha, corte quase todas as raízes para que se fixe rapidamente.
A Anubia presa a rocha pode ser movida a vontade, posicione a rocha de modo que as raízes sejam escondidas. Lembra-se que elas crescerão em direção luz.
Plante Cryptos em locais onde o substrato seja profundo.
Use plantas de caule de tamanho diversos, graduados da frente para o fundo do aquário, das mais baixas para as mais altas. Plante 3 mudas de juntas de cada vez.
Um tanque novo não deve ser podado antes de 3 meses.
Espere até que as plantas cresçam até o alto para então poda-las na metade da altura.
Anubias e musgos ficam bem para frente do tanque por não precisarem de podas constantes.
Colocar os equipamentos e tubulações que precisam ser usadas no tanque nas paredes laterais faz com que elas se tornem menos visíveis, devido ao reflexo das laterais.
Para criar substratos usando areia de duas cores diferentes utilize um pedaço de papelão ou plástico, separe as áreas, preencha com a areia, nivele ambos os lados para ficarem da mesma altura e então retire o papelão com cuidado.
Use troncos ou rochas com musgo no meio do substrato inclinado para funcionarem como barreira e impedir que o mesmo deslize.
Ao usar substratos de cores diferentes as rochas ou troncos também podem ser usados para esconder a linha de separação entre eles.
Iluminação traseira de baixo para cima destaca o movimento da água na superfície.
Para um layout realmente simples use pequenas pedras e musgos ao redor de uma grande rocha ao centro.
Conjuntos de galhos cobertos de musgos podem causar um belo efeito quando preenchem o tanque, feito adequadamente com inclinações subindo do fundo para frente ou do meio para os lados, em ascensão.

Uso de " Rochas Vulcânicas "

Iwagumi - Tradicional

Continuando sobre o conceito e maiores explicações sobre o uso do estilo iwagumi no aquarismo, a seguir veremos vários exemplos tanto de estilos diferentes de composição de layouts para aquários se utilizando do iwagumi, como também veremos vários formas diferentes e disposições diferentes das pedras no layout, e conforme a disposição, o significado do mesmo no contexto do iwagumi.
Formações Rochosas da Era Pacífica de Asuka

Jardim do Templo do Castelo

Templo Daikaku da Fonte de Osawa
Templo do cabelo esvoaçante


Formações Rochosas da Era Kamakura

Templo do Oeste

Templo dos Cervos

Residência dos Fukada

Formações Rochosas da Era Muromachi

Dez Mil Templos da Sorte

Residência dos Ogawa

Instituto do Poder do Dragão

Formações Rochosas da Era Momoyama

Instituto da Virtude Circular

Instituto dos Tres Tesouros

Formações Rochosas do Início da Era Edo

Templo Dourado Budista Zen do Sul

Grande Templo Takashi

Formações Rochosas do Final da Era Edo

Templo Soukoku Fundador do Salão da Dominação

Residência dos Ozaki


Templo da Cascata do Vale


Jardim do Céu

Templo Tokai da Herança do Estranho Coração


Bem, como todos podem ver, existem muitas formas e significados diferentes que podem user usadas para compor um layout em iwagumi para aquários. Mesmo as pedras sendo o ponto central do layout, não se esqueça que uma boa combinação de plantas (geralmente plantas baixas e pequenas moitas / musgos) dão o toque final para esse estilo de layout que transmite tanta beleza e calmaria aos olhos de seu público.

E para terminar, mais algumas imagens de belos aquários no estilo iwagumi.

Iwagumi, a técnica de agrupar rochas no Aquário

Relembrando: a montagem de um iwagumi é relativamente fácil, não é necessário uma grande quantidade de plantas, somente um ou duas plantas rasteiras ou baixas, uma boa imaginação e o principal, as pedras. As pedras é que são o ponto focal em um iwagumi, suas formas, sua posição no layout, tudo isso vai definir se o seu aquário vai ter um resultado de destaque ou não. Mas nada que bastante leitura e pesquise não ajude na hora da montagem de um aquário deste tipo.
Vamos ao que interessa:
Aquário limpo, já com os equipamento no lugar, iluminação e tudo mais pronto para a montagem do mesmo. Lembrando que, ao montar o seu aquário lembre-se de já ter todo o equipamento necessário em mãos para a conclusão do mesmo. Se não puder deixar todo o equipamento instalado, lembre-se sempre de deixar o lugar deles vago no aquário ao montar o layout para depois não ter problemas de espaço no aquário!

Como nesse tipo de montagem vão ser utilizados dois tipo diferentes de substrato, é necessário ser usado algum divisor para os mesmos não se misturarem na montagem do layout, neste caso foi utilizado papel cartão, mas você pode utilizar outros materiais, desde que sejam firmes para segurar o substrato que você vai separar e que não tenham produtos químicos para soltar resíduos dentro do seu aquário.

Primeiro substrato sendo colocado no aquário: areia.Lembre-se de colocar suavemente a areia dentro do aquário para não ter problemas de sua divisória cair ou se soltar e também controle bem a quantidade a ser colocada para que depois esse substrato frontal não fique muito algo, quebrando assim o layout da montagem.


Colocando o outro substrato juntamente com as pedras.Precisamente esse é o ponto mais lento e importante de uma montagem de iwagumi. A pessoa tem que ter um excelente senso de espaço para não deixar as pedras muito próximas umas das outras, tem que ter cuidado ao colocar o segundo substrato, como sendo mais alto que o primeiro, é necessário tomar cuidado para o mesmo não deslizar, desmanchando assim o seu layout. A posição das pedras, o quanto serão enterradas no substrato e a parte que vai ficar de fora do mesmo é muito importante, deixando apenas os contornos mais bonitos das mesmas à mostra. O segundo substrato utilizado foi ADA Aquasoil Amazonia.

Depois de tudo pronto, é a hora de retirar a sua divisória para verificar o resultado final de seu hardscape, tome muito cuidado nessa hora para os substratos não se misturarem, pois isso fará com que você perca todo o trabalho que teve até agora ao montar o aquário. Uma dica é deixar levemente umidecido o substrato (no caso aqui o ADA Aquasoil Amazonia) para que ele fique mais firme por causa da água